CARTA
DE CRIAÇÃO DO FÓRUM
Reunidos em Cruz das Almas,
por ocasião do I seminário de
Educação do Campo do Recôncavo e Vale do Jequiriçá, no dia 27 de abril
de 2012, na câmara de Vereadores do município de Cruz das Almas Bahia,
movimentos e organizações sociais e sindicatos do campo, Universidades: UFBA e
UFRB, Institutos Federais de Educação: IFBAIANO, coletivo dos Estudantes da
Licenciatura em Educação do Campo da UFBA/UFRB, e o coletivo da I turma de
Especialização em Educação do Campo e
Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro da UFRB, profissionais da
educação básica e da Educação Superior, gestores municipais e lideranças da Pastoral
da Juventude do Recôncavo criaram o Fórum de Educação do Campo do Recôncavo e
do Vale do Jequiriçá.
Neste encontro, ainda contamos
com a participação de representações políticas destes territórios,
representando os governos dos municípios participantes. Destacamos ainda, que
estiveram presentes na criação deste importante Fórum de Educação do Campo representantes
dos municípios de: Cruz das Almas, Castro Alves, Cabaceiras do Paraguaçu, Governador
Mangabeira, São Felix, Cachoeira, Maragogipe, São Felipe, Sapeaçú, Castro
Alves, Dom Macedo Costa, Santo Antonio de Jesus, Muniz Ferreira, Mutuípe,
Amargosa, Planaltino, Valença, Ubaíra, Monte Santo, Feira de Santana e Irará.
Ressalta-se que, além dos
sujeitos coletivos participantes deste ato inicial outras instituições,
movimentos e pastorais podem e devem compor a organização deste Fórum, desde
que, comprometam-se com a finalidade do mesmo.
O propósito deste Fórum é
promover a transformação da realidade sócio-políticas destes Territórios em uma
perspectiva contra-hegemônica, tomando a educação como prática social e
instrumento emancipação dos sujeitos do campo.
O
objetivo geral deste fórum é debater, propor e articular uma política de
Educação do Campo nos territórios do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá.
Este
coletivo tem os seguintes objetivos específicos:
·
Promover o
diagnóstico da realidade da Educação do Campo nos referidos territórios;(Terciana,
Cristina, Fábio, Raul, Rosene, Marcos)
·
Acompanhar e
monitorar a implementação de políticas publicas de Educação do Campo nos
territórios; (Roque, Antoniel, Cristina Suedy e Marilucia).
·
Propor políticas de
Educação do Campo coerente com os princípios do Movimento Nacional Por uma
Educação do Campo e com a realidade local; (Ednalva, Pedro e Jailda, (Railda,
Roseane e Cristina e Mariza)
·
Promover uma política
de comunicação e dialogo permanente com diferentes sujeitos e coletivos
com vistas a socializar as ações do Fórum; (Terciana, Pedro, Ednalva, Jailda)
Nossa
compreensão de Educação do Campo fundamenta-se nas lutas históricas dos
Movimentos Sociais e Sindicais do Campo reconhecidas na legislação em vigor,
especialmente a Resolução n. 01/2002 da CEB/CNE, Resolução 02/2008 e o Decreto
Presidencial 7.352/2010 e a Lei 12.690/2014.
A educação do campo é um
instrumento de luta que responde os interesses dos trabalhadores e
trabalhadoras do campo na construção de políticas sociais, educacionais e
públicas que visam o melhoramento da qualidade de vida dos povos do campo.
A partir de 2002, os debates e
toda a articulação dos movimentos sociais conseguiram que o conselho Nacional
de Educação, através da Câmara de Educação Básica, com o objetivo de resgatar,
cumprir e colocar em prática o que
diz a Lei de Diretrizes e base da Educação (LDB), art. 28, que trata da oferta
da educação básica para a população do campo ou rural e suas especificações,
diante deste processo de diálogos entre os Movimentos Sociais e Sindicais,
Universidades, e todas as organizações que participaram destas lutas junto ao
governo, consolidaram o projeto das Diretrizes Operacionais da Educação do
Campo. Esta conquista histórica e de reparação é essencial para desenvolvimento
dos camponeses, e lhes garantem o direito a uma educação de qualidade no campo,
destacando que a Educação do Campo é mais que escolarização, ela está presente
no movimento e na organização do povo. A partir estas lutas, surgem os cursos
pilotos de Licenciaturas em Educação do Campo na Universidade de Brasília, Universidade
Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Sergipe e Universidade Federal
da Bahia, para formar professores para atuar no ensino Fundamental e Médio nas
Escolas do Campo no Brasil. Estes cursos foram o primeiro passo na consolidação
do Programa Nacional de formação de professores e militantes da Educação do
Campo contribuindo para a criação dos cursos de Licenciaturas em muitas outras
universidades do Brasil e garantindo a formação continuada nesta área. Neste
sentido, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, criou o Núcleo de Educação do Campo com cursos de
Graduação, especialização e mestrado em Educação do Campo. Estas conquistas da
classe trabalhadora visam contribuir diretamente com o desenvolvimento “no” e
“do”, campo e a formação dos professores e militantes que lá vivem e
trabalham.
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